Planejamento e Gestão dos Custos


A eficiência no planejamento e gestão dos custos visa não somente os lucros, mas também a própria sobrevivência e a manutenção da saúde financeira da empresa, além de servir como suporte indispensável para as decisões estratégicas.

É comum a empresa não ter um sistema para controle dos custos e com isso vivencia problemas de indefinição da margem de lucro, preço pouco competitivo, queda do volume de vendas em determinadas épocas do ano, prejuízos com algumas linhas de vendas e desconhecimento da saúde financeira, além de:
- Não saber com exatidão o custo de cada produto e a sua margem de lucro;
- Não ter um controle financeiro efetivo;
- Não saber o quanto produzir e vender para cobrir seus custos;
- Não saber precisamente qual é a sua capacidade produtiva;
- Não saber o peso dos custos indiretos no custo de produção;
- Não ter como identificar onde está sendo alocada a maior parte dos recursos finan-ceiros, e quais cortes teriam maior impacto;
- Não ter uma ferramenta de previsão de custos que auxilie na tomada de decisões;
- Caso a empresa passe por situações desfavoráveis, não ter um estudo pré-determi-nado de quais cortes seriam necessários, e que não comprometeriam a estrutura, nem a posição ocupada no mercado;

Para solucionar esses problemas deve-se realizar um mapeamento dos processos a fim de conhecer todos os custos, de todos os departamentos da empresa e conhecer também a capacidade de seu sistema produtivo. Em paralelo, deve-se implantar o sistema de gestão de custos da L&P Software, o L&P - Gestão de Custos, Lucros e Preços que vai ser utilizado de acordo com as necessidades da empresa e onde todos os gastos são rateados e alocados dentro das áreas e atividades da empresa proporcionando assim um gerenciamento das informações e controle dos custos.

O sistema de custos L&P cria controles efetivos, contribuindo para a gestão da empresa de várias maneiras, entre elas:
- Avaliação dos Estoques: a alocação dos custos aos produtos é necessária para que as variações nos estoques possam ser mensuradas.
- Apoio ao Controle: fornece informações para controle interno, mas que também serão úteis como detectoras e corretoras da gestão. Qualquer erro no sistema produtivo irá aumentar o custo unitário do produto, indicando ao gerente a ocorrência do problema. Ao comparar o desempenho real de um processo com o padrão ou uma expectativa é possível obter essa variação, procurar a causa e finalmente propor ações corretivas para o problema em questão.
- Apoio às Decisões: também permitirá a criação de dispositivos estratégicos para alcançar vantagens competitivas, sendo, portanto, bastante úteis para subsidiar diversos processos decisórios importantes à administração das empresas, como retiradas de produtos do mercado, terceirização de itens e compra de equipamentos, quais cortes teriam melhores impactos e que recursos podem ser potencializados, entre inúmeras outras decisões.