Formação do preço de venda e visão econômica


Muitas empresas atualmente enfrentam sérios problemas relacionados à falta de capital de giro. E os motivos são variados: Uma má administração do fluxo de caixa, compras excessivas ou inadequadas, entre outros.
Em muitos casos, um dos problemas mais sérios tem sido a prática de preços abaixo dos mínimos necessários para cobrir os custos e as despesas, devido à competitividade do mercado.
Os empresários geralmente utilizam sua experiência, o seu “feeling”, para administrar o negócio. Enfim, fazem o que acham correto de acordo com as práticas do mercado, sem analisar se, no seu caso, terá resultado positivo ou não. Muitos apenas se preocupam em fechar cada vez mais negócios, vencendo de qualquer maneira as concorrências, o que até pode garantir um alto faturamento para a empresa, mas que em muitos casos, não trazem resultados positivos. Conseqüentemente, as empresas sofrem com quebra de caixa e passam por dificuldades para cumprir com as obrigações assumidas no seu fluxo de caixa e, muitas vezes, não conseguem identificar onde está o problema. Por outro lado, os resultados das empresas dificilmente podem ser melhorados, simplesmente, com o aumento dos preços dos seus produtos, o que causaria uma queda excessiva em suas vendas.
O momento atual exige que os empresários voltem suas atenções para conhecer melhor os seus custos e despesas, exercendo uma Gestão Econômica mais adequada do negócio, tendo desta forma, condições de avaliar se os preços praticados trazem realmente o que chamamos de “Margem de Contribuição”, que além cobrir seus “Gastos Fixos”, proporcione ainda, um retorno do capital investido no seu negócio.

Com o sistema de custos L&P - Gestão de Custos, Lucros e Preços, o empresário pode formar seus preços de venda e analisar os resultados da sua empresa com precisão.

[saiba mais]